Vila Valqueire

Bairro localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. O caso em questão ocorreu mais precisamente entre as ruas Girapimirim e Turvânia

Segue uma listagem das pessoas mortas ou desaparecidas relacionadas a este lugar, conforme informações obtidas no livro-relatório da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.

 

Cópia 4 de imagesLuiz Guilhardini
Militante do PCB e posteriormente membro do diretório central do PCdoB, no dia 04/01/1973, teve sua casa invadida por 13 homens armados. Sua esposa Orandina e seu filho de oito anos, Gino, foram encapuzados e presos. As violências e espancamentos já tiveram início dentro da casa. Na última vez que ela viu o marido Ghilardini estava de costas, as mãos amarradas com uma borracha, tendo os braços roxos. Entrou no IML em 05/01/1973, com a Guia n° 14 do DOPS, como desconhecido, descrito apenas como “morto quando reagiu às Forças de Segurança”. Sua necropsia, realizada no mesmo dia, foi assinada pelos legistas Salim Raphael Balassiano e Rubens Pedro Macuco Janini, que confirmaram a morte em tiroteio, embora tenham registrado que “o membro superior direito exibe sinais de lesões violentas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*