Cinelândia

visão_aérea

Nome popular da região do entorno da Praça Floriano, Centro

Região no centro da cidade que serviu de palco para inúmeras manifestações populares, como a Passeata dos Cem Mil em 1968.

Filtros: Manifestações

Acesse o conteúdo completo em PDF

A Cinelândia, nome popular do entorno da Praça Marechal Floriano Peixoto, é um dos principais espaços políticos e culturais do centro da cidade do Rio de Janeiro. Local de inúmeras instituições do Estado e da sociedade civil, bem como de passeatas, manifestações políticas e culturais, nela estão situados o Teatro Municipal, a Câmara dos Vereadores, o Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, o Centro Cultural da Justiça Federal (antigo Supremo Tribunal Federal), sindicatos e associações, além da sede central do Clube Militar.

cem_mil_2

Passeata dos Cem Mil

Desde o golpe que instaurou a ditadura civil-militar, a praça tem sido palco de protestos da sociedade civil. Em 1° de abril de 1964, duas pessoas foram assassinadas durante um conflito entre militares e opositores em frente ao Clube Militar. Em 1968, a Cinelândia assistiu o velório do corpo do estudante Edson Luís e as manifestações que decorreram de seu assassinato, como a Passeata dos Cem Mil, no mês de junho. No período da abertura política, um dos grandes comícios da Campanha das Diretas Já também ocorreu ali. Recentemente, as manifestações de 2013, como as passeatas em torno de pautas reivindicativas, e o Ocupa Câmara, movimento que surgiu no dia da instalação da CPI dos Ônibus com o objetivo de anular a comissão, evidenciaram, mais uma vez, a relevância política da Cinelândia.


Enterro do estudante Edson Luís filmado por Eduardo Escorel em 29 de março de 1968

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*