Casa de Bento Ribeiro

Bento Ribeiro é um bairro localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. A coso em questão foi situado na Rua Sargento Valder Xavier de Lima nº 12, fundos


Segue uma listagem das pessoas mortas ou desaparecidas relacionadas a este lugar, conforme informações obtidas no livro-relatório da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.

Lourdes Maria Wanderley Pontes
Era pernambucana de Olinda e estudou o primário e o ginásio em Recife, não chegando a concluir seus estudos por seu envolvimento na militância política a partir de 1968. Em 1969, casou-se com Paulo Pontes da Silva, com quem se mudou para Natal (RN) devido à repressão política. Novamente perseguido, o casal transferiu-se, em fevereiro de 1970, para Salvador (BA), sendo que no mesmo ano, Paulo foi preso, sendo posteriormente condenado à prisão perpétua, por co-autoria no assassinato de um sargento da Aeronáutica que o conduzia preso algemado ao companheiro de militância Theodomiro Romeiro dos Santos. Após a prisão de Paulo Pontes, Lourdes foi então deslocada para a militância clandestina no Rio de Janeiro.

Cópia 64 de imgresValdir Sales Sabóia
Foi soldado da PM na Guanabara e não foi possível reunir outros registros de sua biografia e militância política, além da informação contida no “livro negro” do Exército, apontando-o como participante da conferência de fundação do PCBR, no Rio de Janeiro, em 11 e 12 de abril de 1968.

A casa em que esses dois militantes do PCBR estavam foi cercada e metralhada pelos agentes da repressão, no dia 29/12/1972.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*