Como participar

Nesta seção, constam definições e explicações a respeito das possíveis formas de participação nesta cartografia. Eles estão divididas em (1) Colaboração com o Mapeamento Simples; (2) Colaboração com o Mapeamento Completo; (3) Participação em grupo de pesquisa no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ); (4) Registro fotográfico.

(1) Colaboração com o Mapeamento Simples

Os mapeamentos simples são aqueles espaços sobre os quais a marcação apresenta apenas uma breve parágrafo descritivo e uma única foto. 

a) Se você quer colaborar com mais informações sobre um lugar que já foi mapeado, preencha este formulário (link).

b) Se você quer inserir um lugar que ainda não foi mapeado, preencha este formulário (link). Nesse caso, é necessário indicar corretamente o endereço e o filtro correspondente.

(2) Colaboração com o Mapeamento Completo

Os mapeamentos completos são aqueles espaços sobre os quais a marcação apresenta um texto mais longo, uma compilação de trechos de depoimentos, fotos, vídeos e indicação bibliográfica sobre o lugar pesquisado. Este material será revisado e diagramado pela equipe de Comunicações do ISER antes de ser publicado. Para participar da produção desse material, envie um e-mail para cartografiasdaditadura@iser.org.br.
(Mais informações sobre como produzir este documento, clique aqui).

(3) Participação em grupo de pesquisa no APERJ

O ISER, em parceria com o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ), promove encontros semanais entre pesquisadores para mapeamento de lugares de memórias a partir do acervo do arquivo. Para participar desse grupo de pesquisa no APERJ, mande um e-mail para cartografiasdaditadura@iser.org.br com suas informações pessoais um breve currículo.

(4) Registro Fotográfico
A memória é constituída por imagens como também fotografa uma perspectiva da realidade. A foto, portanto, é um instrumento estratégico para a Cartofrafias da Ditadura. Envie para o e-mail cartografiasdaditadura@iser.org.br o seu clique dos locais mapeados na plataforma que não possuem foto ou que estão sem imagens atuais do espaço. As fotos serão publicadas com o devido crédito.